Maximizar a eficiência energética nas comunicações de banda larga

O básico

A tecnologia Koala Tech (KT) Quantized Digital Amplification (QDA) aborda a concepção de arquitecturas de transmissores energeticamente eficientes para sinais espectralmente eficientes, com um envelope fortemente variável, utilizando amplificadores de modo comutado sem distorção. KT propõe um novo conceito de tecnologia disruptiva para amplificação de potência em sistemas de telecomunicações que permite atingir eficiências energéticas médias acima dos 50% na amplificação de potência do sinal, independentemente do tipo de sinal e da largura de banda.

Ser agnóstico padrão significa que o QDA pode ser aplicado a uma vasta gama de sistemas desde os actuais 4G e Wi-Fi, até aos novos 5G, Wi-Fi 6 e comunicações com fios, desde os transmissores de rádio de rede até ao equipamento de utilizador sem fios, o que irá contribuir para uma redução dos custos operacionais do operador, aumentar a vida útil da bateria em dispositivos móveis, melhorar o desempenho do sistema, e permitir uma menor dimensão de LSI (Integração em Grande Escala).

A Inovação

O novo paradigma proposto pela tecnologia QDA para a fase de Amplificador de Potência de Radiofrequência (RF PA) de um Transmissor sem fios consiste na decomposição digital do sinal complexo original num conjunto de sinais de envelope simples e constantes e cada um é amplificado individualmente por amplificadores comutados que operam no seu ponto máximo de eficiência energética. Isto abre a porta à utilização de amplificadores de modo comutado, caracterizados por uma maior eficiência e consumo quase zero em estado inativo quando comparados com os amplificadores de fonte de corrente que são utilizados nas técnicas de amplificação de corrente.

O sinal de potência a ser transmitido à saída desta estrutura paralela é obtido pela combinação do conjunto de sinais amplificados em combinadores inteligentes altamente eficientes, especialmente concebidos para QDA.

As Patentes

Os aspectos chave da tecnologia QDA já estão protegidos por patentes. A Koala Tech prossegue uma política intensiva de PI a fim de proteger todos os aspectos inovadores da tecnologia QDA com mais de 10 patentes já submetidas nos EUA (com várias já atribuídas nos EUA) e várias extensões territoriais nos países onde estão localizados os maiores fabricantes de hardware de telecomunicações: EUA, União Europeia, China, Coreia do Sul, Japão, e Índia.

As Aplicações

A tecnologia QDA aborda directamente o campo das telecomunicações e aplicações de segurança. Sendo agnóstico padrão, pode ser empregado em sistemas de telecomunicações existentes como o LTE Advanced 4G standard de telemóveis, 5G, Comunicações por Satélite, tanto no segmento terrestre como espacial, Wi-Fi e qualquer ligação de comunicação com ou sem fios com uma taxa de bits muito elevada.

Impacto

Redução do OPEX dos operadores móveis no consumo de energia e subsequente redução da sua pegada de carbono;

Maior EIRP e QoS nas comunicações sem fios com menor consumo de energia;

Os telemóveis reduziram o consumo e melhoraram a duração da bateria e reduziram os custos de produção.

Maior impacto transversal na protecção ambiental, redução de CO2 e de gases com efeito de estufa, custos sociais e saúde pública.

Maior flexibilidade e escalabilidade alcançada através da flexibilidade de programação e processamento digital dos sinais em FPGA (Field Programable Gate Array) ou DSP (Digital Signal Processor).

Máxima eficiência energética uma vez que todos os amplificadores trabalham em ponto de compressão ou próximo dele (sem qualquer repercussão não-linear nos sinais amplificados).