A Inovação

A abordagem modular do novo conceito de tecnologia QDA associada a uma implementação digital até às UCs, permite maior flexibilidade na abordagem de uma gama mais vasta de aplicações, com diferentes tipos de sinais e necessidades de largura de banda, através de um simples carregamento de firmware. Além disso, o hardware do amplificador de potência que pode ser implementado em diversas tecnologias (CMOS - Complementary Metal Oxide Semiconductor, GaN - Gallium Nitrite, GaS - Gallium Arsenide e Bipolar).

QDA utiliza no processamento do sinal uma quantização digital para gerar os componentes de quantização com um envelope constante que são amplificados separadamente por amplificadores comutados optimizados com diferentes saídas de potência. Desenvolvemos uma nova optimização do processamento de sinal chamada "digital pulse shaping of quantization noise" que permite uma redução do número de ramos de amplificação, melhora a eficiência, e reduz tanto o ruído de quantização dentro como fora da banda para níveis inferiores a -50dB.

O QDA pode ser composto por uma FPGA de alto desempenho, incluindo conversores analógico-digitais (ADCs) e conversores digital-para-analógico (DACs), ou por um chip que integra tanto partes de processamento de sinais de FPGA, DACs, ADCs, como misturadores para conversão up-conversion. É seguido por um conjunto de ramos amplificadores de potência RF, cada um optimizado para um nível de potência adequado. O último bloco é um combinador de potência de RF especialmente concebido para QDA, que é controlado digitalmente pela FPGA ou pelo chip para uma operação de eficiência energética óptima.

Dada a versatilidade da tecnologia, o amplificador QDA pode ser utilizado em todos os pontos do sistema de telecomunicações onde existe uma antena.